sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dicas importantes

1- Seu computador veio com um monitor muito grande (igual ou maior que 20 polegadas). Para navegar pela Internet, ver fotos e assistir filmes é uma maravilha, mas…
Se você comprou seu computador inspirado para jogar Games digitais, com um grande monitor você terá uma grande desvantagem se não possuir uma boa Placa de Vídeo. A resolução do jogo será baixa em relação ao monitor e você verá imagens serrilhadas e deformadas. Portanto, preste muita atenção na hora de adquirir seu novo computador.
2- O computador saiu por um preço reduzido, na grande maioria, porque o sistema operacional é Linux.
Geralmente os usuários que não prestam muita atenção na hora de comprar computadores, principalmente pela internet, e são surpreendidos ao ligarem o equipamento. Quando o preço está reduzido, geralmente, é porque o sistema operacional pré-instalado é o Linux, que é gratuito. Mas nem sempre os usuários estão aptos a migrarem oficialmente para este sistema. Neste caso, você ainda gastará mais dinheiro para formatar o computador e instalar um outro sistema operacional.
3- Se você abrir seu computador, seja para limpar ou instalar algum novo componente, automaticamente está perdendo a garantia.
Dentro de um determinado período (geralmente 12 meses) seu computador terá uma garantia de fabricação. O gabinete estará selado e, em alguns casos, até lacrados. Para abrir seu computador será necessária a violação destes lacres e selos. Isso implicará na automática e imediata perda da garantia. Algumas empresas fornecem uma autorização para abertura do gabinete, mas são raras exceções. Além disso, existem algumas empresas que removem a garantia ao computador se este for formatado. Antes que me perguntem, vou logo respondendo: isso acontece no Brasil. Portanto, tenha sempre essa informação atualizada com a empresa que lhe vendeu seu computador.
4 -Se jogou fora as caixas (embalagens) onde seu computador veio depositado, você já perdeu sua garantia.
É muito comum encontrar pessoas que jogam as embalagens fora. Se você já fez isso, tome muito cuidado. Ao comprar um novo computador, JAMAIS jogue fora as embalagens. Elas são sua garantia! Quando você precisar substituir o computador ou enviá-lo para a assistência técnica por meio da garantia, a Empresa que vendeu o produto solicitará as embalagens originais e a nota fiscal. Se você não tem as embalagens não poderá provar de onde veio o computador. Portanto, fica um importante alerta a todos.

Cinco dicas para deixar o Windows XP mais rápido

Nenhuma das dicas abaixo deve causar problemas no funcionamento de segurança, mas é sempre bom manter um backup dos arquivos e documentos mais importantes. Lembre-se ainda que, para realizar alguns passos, é necessário ser o administrador do sistema. Confira:

1)Tenha pelo menos 512 MB de RAM
Para o Windows XP rodar de maneira satisfatória, é necessário pelo menos 512 Mb de memória RAM. Com menos do que isso, o desempenho do sistema operacional deixa a desejar. Memória RAM é um dos upgrades mais baratos que você pode fazer na sua máquina, e o resultado pode surpreendê-lo. Mas tome cuidado para comprar pentes de memória compatíveis com a sua placa-mãe. Obtenha ajuda do fabricante do computador ou de um especialista.
2) Remova os efeitos "especiais"
Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas "frescuras" exigem mais do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas rápido, desabilite esses efeitos:
• Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades;
• Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações;
• Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.
3) Desabilite as pastas ZIP
O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento - é melhor utilizar programas como o WinZip e o WinRar. Para desabilitar o acesso direto às pastas ZIP, faça o seguinte:
• Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite "regsvr32 /u zipfldr.dll" (sem as aspas).
Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem "DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito" como confirmação do registro.
4) Remova aplicativos desnecessários na inicialização
• Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;
• Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador.
Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.
5) Faça uma faxina no disco rígido
• Abra o programa, em Menu Iniciar - Programas -; Ferramentas do Sistema -; Limpeza de disco;
• Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência.
São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem

Aprenda a validar seu Windows XP como original sem instalar nada

Nesse tutorial abaixo irei mostrar de forma eficaz como validar seu Windows XP  sem gastar se quer um real, apenas alguns minutos.

1. Vá em Iniciar > Executar
2. Digite regedit e clique em OK.
3. Já dentro do regedit, navegue até a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\WPAEvents
4. No painel à direita, clique duas vezes em OOBETimer
5. Na janela que foi aberta, apague qualquer valor e clique em OK. Feche o
regedit
6. Vá novamente em Iniciar > Executar e dessa vez digite:
%systemroot%\system32\oobe\msoobe.exe /a
7. Na janela que foi aberta, escolha a opção Sim, desejo telefonar…
8. Na próxima etapa, clique no botão Alterar chave de produto.
9. Na etapa seguinte, digite a CD-Key:
THMPV-77D6F-94376-8HGKG-VRDRQ
e clique no botão Atualizar
10. Após clicar no botão Atualizar, o assistente para ativação voltará para a janela anterior, então, clique em Lembrar mais tarde e reinicie o Windows.
11. Reiniciado o Windows vá novamente em Iniciar > Executar e digite:
%systemroot%\system32\oobe\msoobe.exe /a
Crie um Blog Grátis!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dicionário de termos da Internet

A Acesso - entrada num web site ou entrar na própria Internet através de uma conexão.


B B2B - Significa business-to-business, em outras palavras, o comércio entre duas empresas através da Internet. Baixar - O mesmo que download, ou seja, trazer para seu computador um programa, um texto ou uma imagem. Banner - publicidade na Internet, ou seja, são os anúncios comerciais ou institucionais. Baud - são os bits por segundo que trafegam na internet. Espécie de unidade de transferência de dados. Bit - é a menor unidade de informação eletrônica. BitNet - rede da Internet, porém de conteúdo educacional. BMP - extensão de arquivos de imagem, também conhecida como bitmap. BPS - significa bits por segundo. Velocidade de transferência de dados pela Internet. Browser - mesmo que navegador, são os programas utilizados para acessar as páginas de Internet. Exemplos: Internet Explorer, Netscape Navigator, Opera entre outros. Buffer - memória usado para liberar o processador por se tratar de memória de uso rápido e imediato. Banda Larga - tipo de conexão rápida pela Internet.


C Chat - significa conversar pela Internet através de textos. Ciberespaço - denomina o espaço eletrônico onde as informações da Internet circulam. Compressão - mesmo que compactar um arquivo para que ele ocupe menos espaço no computador. Programas como o winzip são utilizados para tal procedimento. Comunidade virtual - pessoas com mesmos interesses que fazem parte de grupos na Internet. Crack - programas usados para quebrar a segurança de outros programas.


D Dial - o mesmo que discar, ou seja, fazer a conexão com a Internet através de um provedor. DNS ( Domain Name Server ) - números que especificam os caminhos onde as páginas de internet se encontram. Domain ( Domínio ) - nome que vem após a @ dos endereços de e-mail. Designa também o próprio endereço de um site. Download - mesmo que baixar ou transferir dados de uma página para seu computador.


E E-mail - é o famoso correi eletrônico, ou seja o endereço pelo qual você envia e recebe mensagens. Emular - imitação de um outro sistema. Os emuladores servem para simular outros sistemas ou até mesmo consoles de videogames. Encriptação - codificação de dados para o envio e recebimento em segurança. Somente quem envia e quem recebe possui o códigos da encriptação dos dados eletrônicos. Emoticons - carinhas com símbolos usados na Internet para expressar felicidade, tristeza e outros sentimentos.


F Folder - mesmo que pasta, ou seja, local onde os arquivos são armazenados. Frame - partes de páginas de Internet onde ficam barras de rolagem. Freeware - programas de uso livre e gratuito pela Internet.


G GIF - formato ou extensão de imagens muito utilizada em desenhos. Grupos de discussão - são os newsgroups, ou seja, fóruns de discussão onde pessoas do mesmo interesse entram para debater idéias.


H Hacker - pessoas com muito conhecimentos de informática e Internet que invadem sistemas, quebram sistemas de segurança e modificam dados em computadores de outras pessoas. Help desk - serviço de auxílio técnico que os web sites oferecem aos usuários. Hiperlink - ligação entre páginas de internet. Hit - unidade que mede o número de visitações em páginas de Internet. Cada hit corresponde a uma visitação. Home banking - sistema de bancos onde as pessoas podem fazer transações bancárias através da Internet. Homepage - é a primeira página de um site, ou seja a página de entrada. Host - computador que hospeda os conteúdos de um site. HTML ( Hyper Text Markup Language ) - linguagem para a criação e visualização das páginas de Internet. HTTP ( Hyper Text Transfer Protocol ) - protocolo usado para a transferência de dados na internet.


I Ícone - uma figura utilizada para acessar uma página ou um conteúdo específico de um site. ICQ - programa utilizado para conversas on line pela Internet. Interface - conjuntos de imagens e informações de um programa ou site. É o rosto do programa. Internauta - nome genérico para as pessoas que navegam pela Internet. Intranet - sistema parecido com a Internet, porém restrito aos funcionário de uma empresa. ISDN [RDSI] ( Integrated Services Digital Network ) - rede digital de transferência de dados, imagens, voz e sons pela Internet.


J Java - linguagem de programação para páginas de Internet com recursos rápidos e avançados. JPEG - extensão ou formato de imagens. Muito comum em fotos que aparecem na Internet.


K Kilobyte - Equivalente a 1.024 bytes e sua sigla é kb.


L LAN - rede de computadores interligados por cabos. Link - ligação entre páginas de Internet ou imagens e textos. Login ou Logon - fazer acesso a Internet ou a uma página.


M Midi - sistema de comunicação entre o computador e instrumentos musicais. Modem - aparelho que conectado à linha telefônica e um computador, possibilita a navegação pela Internet. MP3 - formato de músicas e sons que circulam pela Internet e que podemos armazenar no computador. Multimídia - conceito usado para designar a existência de imagens, sons, textos e animações em um programa. Mecanismo de busca - site utilizado como referência para buscar outros sites ou informações pela Internet. Exemplos : google, cade, yahoo, radaruol entre outros.


N Navegação - visitar web sites da Internet e conhecer seus conteúdos. Netiqueta - regras de comportamento na Internet. Nickname - apelido ou codinome usado na Internet ou em sistemas.


O On-line - significa estar conectado na Internet.


P Pixel - ponto que forma as imagens na Internet. Protocolo - informações e procedimentos técnicos que possibilitam a transferência de dados pela rede. Provedor - empresa que disponibiliza o acesso aos usuários de Internet. Podem ser pagas ou gratuitas.


R Reload ou Refresh - o mesmo que carregar novamente uma página de Internet.


S Shareware - programas de computador que servem para demonstração. tem seus recursos limitados e costumam ter validade por um determinado período. Site - é o endereço das páginas de internet. SMTP - protocolo ou conjunto de informações utilizada. Software - sãos os programas que usados em computador servem para funções específicas. Spam - envio de e-mails em grandes quantidades.


T TCP/IP - conjunto de dados que orientam a transferência de dados pela Internet. Trojan - também conhecido como cavalo de troia, são programas que pegam informações de um computador e enviam para outro sem autorização do primeiro.


U Upload - enviar arquivos para um servidor ou para outro computador. URL - endereço de uma página de internet.


V VRML ( Virtual Reality Modeling Language ) - sistema que permite a visualização em três dimensões. Vírus de Computador - programas que danificam informações de um computador.


W WAP - sistema que permite a comunicação e transferência de dados em sistemas sem fio como celulares e palmtops. Web - abreviação de www. Webmaster - pessoa responsável pela manutenção de um web site. Whois - banco de dados que possui informações sobre os endereços e dados técnicos dos web sites da Internet. WWW ( World Wide Web ) - rede de comunicação que permite o uso de imagens e textos na Internet.

História do Computador


Será que o homem é capaz de inventar algo mais inteligente do que ele? Essa é a dúvida que aparece quando pensamos na história dos computadores. Tudo começou com uma máquina simples. Mas foi evoluindo tanto, que hoje essa máquina calcula, organiza dados, guarda informação — tudo o que a nossa mente faz, mas com muitíssimo mais velocidade e precisão! É praticamente um cérebro eletrônico. E o mais incrível é que quem fez isso tudo foi o homem... Mas ainda bem que os computadores são apenas mais rápidos - a inteligência continua por conta do homem!